Blog

PORQUE
INFORMAR

28 de Fevereiro de 2018.

Quero contratar um domínio, o que devo fazer?

Se você está pensando em entrar no mundo da internet com um site ou blog, com certeza já passou pela sua cabeça que precisa de um domínio .com.br. Isto pode lhe assustar em como fazer este registro, mas o processo é bem simples.

O Register.com, permite registrar domínios ‘’.com’’ , ‘’.net’’, entre outros. Já no Brasil temos o Registro.Br, onde você pode verificar se o domínio que deseja criar está disponível, bem como cadastrar e pagar a taxa para que o domínio fique ativo e de sua autoridade.


Verificando a disponibilidade do domínio

Para o registro do seu domínio pelo Registro.Br a primeira coisa a se fazer é verificar se o mesmo está disponível. Na página inicial você já encontra o campo destinado á esta pesquisa.

 

(Fonte da imagem: Reprodução / Registro.Br)

 

Se o domínio informado já tiver sido registrado por outra pessoa ou empresa, o sistema irá lhe informar que o endereço não está disponível, caso contrário, já irá lhe informar o valor para contratação.

O Registro.Br também disponibiliza algumas terminações para seu endereço, porém algumas possuem restrições, você pode visitar e ficar por dentro clicando aqui.


Registrando o domínio

O domínio estando disponível é necessário efetuar um cadastro, incluir dados pessoa física ou jurídica: Nome, CPF ou CNPJ e-mail, endereço, senha entre outros. Com todos os dados preenchidos já está pronto para registrar seu domínio. É importante que o e-mail informado seja de uso frequente, pois será o meio de comunicação do órgão com a pessoa responsável e todos os vencimentos, alertas, cobranças irão via e-mail.

 

(Fonte da imagem: Reprodução / Registro.Br)

 


O pagamento

Após os dados preenchidos corretamente e você ter lido o contrato de serviço, será encaminhado para a tela de pagamento, onde poderá escolher a validade do seu domínio por um ano, dois anos, três anos, etc.

Com o pagamento confirmado, o Registro.Br irá fazer o redirecionamento de seu site para o domínio contratado (isto irá acontecer se foi adicionado os DNS corretamente). Se tiver dúvidas a respeito de condições específicas do serviço da Registro.Br você pode tirá-las clicando aqui ou entrando em contato com os demais canais oferecidos aqui.


Preciso ter um site para contratar o domínio?

Não precisa ter um site inicialmente para registrar um domínio. Quando se tem uma ideia de negócio, está na fase de pesquisas, o nome, disponibilidade do domínio é fundamental. Mesmo que sua marca ou seu produto esteja registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) isto não lhe garante a disponibilidade do domínio.

Se realizou uma pesquisa e está disponível, faça a contratação, com isso, terá posse desse domínio, que num futuro breve poderá ser direcionado ao seu site, blog, landing page ou e-commerce.